domingo, agosto 29, 2010

Aconteceu o 2º Encontro comemorativo à Bezerra de Menezes


     
     Hoje  comemoramos a data de aniversário de Bezerra de Menezes.  A U.S.E. Intermunicipal de Jales realizou nesta manhã uma pequena homenagem a este Espírito de Escol, realizando o 2º Encontro Comemorativo à Bezerra de Menezes.
     O evento aconteceu nas dependências da  Associação Esp. Adolpho Bezerra de Menezes em Jales.
     Tivemos o café da manhã com uma mesa farta de guloseimas, frutas e sucos e a na entrada a Livraria ambulante Joanna de Angelis.
     Jane Maiolo, diretora de Doutrina da USE fez a abertura, e logo após Sr. Durval Teodoro presidente da USE de Jales deu aos boas vindas. Após a prece proferida por Errivaine Ferreira, as crianças do Coral Vozes do Coração fizeram sua apresentação cantando algumas musicas, sendo uma delas à Bezerra de Menezes.


     A palestra “Pensamento de Bezerra” foi proferida pelo orador Adelvair David que apresentou ao público a primeira comunicação mediúnica de Bezerra logo após o seu desencarne. Num clima de muita emoção, Daniel Antonio Gomes, dirigente da casa, encerrou as atividades destacando a união e o compromisso e que neste período de transição não basta dizer que temos uma religião, mas devemos vivenciar de coração e de alma a Doutrina Espírita que abraçamos.


sexta-feira, agosto 20, 2010

Homenagens para a trabalhadora espírita Florinda de Oliveira Daineze



Na noite de 14/08/2010, amigos, familiares e a sociedade de Auriflama prestaram uma homenagem a Florinda de Oliveira Daineze através de uma festa surpresa pela data de seus 67 anos completados no dia 18/08.   Além do bolo e guloseimas teve apresentações de dança, musica e depoimentos. Florinda é uma servidora de Jesus e da Doutrina Espírita em nossa cidade e região, e deixou uma profunda mensagem de agradecimento. (confira no vídeo)


O reconhecimento de todos pelo seu trabalho de mais de 40 anos pelo Espiritismo, através de seu exemplo, dedicação, renúncia, caridade e amor ao próximo.  
Ela que luta contra um câncer de pulmão, debilitada e sentindo dores não se queixou e  não deixou faltar o sorriso franco e demonstrar a alegria  de estar com os amigos e familiares, que é o patrimônio maior.   Florinda de Oliveira Daineze já foi presidente da USE Intermunicipal de Auriflama, também foi presidente do Centro Espírita Amor, Luz e Verdade e atualmente é presidente do Centro Espírita Caminheiros do Bem, o mais antigo da cidade que completa 65 anos em outubro próximo.
 Florinda é irmã do conhecido orador Alkindar de Oliveira. 







         Abaixo texto em tributo a Florinda oferecido por Luiz Guimarães (professor Tio Luiz) e publicado no jornal “A Folha de Auriflama”



TRIBUTO

            É uma das pessoas mais conhecidas em Auriflama. Escrever poucas palavras sobre ela é muito difícil, mas, farei o possível. Criou família com o seu marido, que já mudou de plano existencial. Integra família conhecida de todos: duas irmãs e três irmãos, se não me engano. Os seus pais já não estão mais entre nós. Trabalhou durante muito tempo como merendeira em escolas de nossa cidade. Assumiu o Espiritismo na década de 60, militando até hoje no movimento espírita auriflamense. Eu a considero a maior líder espírita de nossa cidade e uma das mais importantes personalidades espíritas da região. Não me lembro de tê-la visto dirigindo um carro do ano ou último tipo, mas nunca faltou aos seus compromissos doutrinários e sociais, dirigindo um Fusca, um Gol de modelo mais antigo, utilizando-se de ônibus ou até mesmo de uma carona amiga. Viajou e viaja muito. Também não posso afirmar que seja uma exímia condutora de veículos automotores, mas acho que nunca bateu o carro, pelo menos, de maneira grave. Nunca a vi com os nervos à “flor”da pele; talvez a tenha flagrado com alguma irritação passageira, dessas bem comuns. Como ocorre aos humanos, já atravessou vários tipos de tempestades, já trilhou caminhos pedregosos e já escalou montes e montanhas das mais diversas alturas. Teve também muitas alegrias, é claro!
            Fez e faz um trabalho social em nossa cidade, dos mais auspiciosos. Acudiu e orientou muitas pessoas e famílias. Assistiu a muitos doentes, espiritual e materialmente.
Entra numa mansão abastada ou numa mísera cabana com a mesma desenvoltura e carinho. Sempre atendeu a todos com a maior presteza e solidariedade.
            Hoje está passando por um problema de saúde, mas está em franca recuperação. Daí estar um tanto afastada de seu hercúleo trabalho. Na verdade, apenas reduziu suas atividades.
            É alegre e sorridente. Alguns quilogramas a mais nunca lhe tiraram a agilidade e a admirável disposição. 
Fui visitá-la, um dia destes, acompanhado de minha esposa. Afinal, somos amigos de longa data. Levar um alento, um consolo, uma palavra amiga, era minha intenção! Eu é que saí consolado!
            Dizer que é minha melhor amiga é pouco. Dizer que é minha irmã também não é muito! Preocupa-se comigo, às vezes, como se fosse uma mãe. Como sou filho adotivo, estou sossegado no quesito mãe: teria, neste caso, pelo menos, três!
            No meu acanhado entendimento da vida, vou tentar definir esta magnífica criatura: ela é iluminada!
            Ah! Na presente encarnação é conhecida como Florinda...

                                                                       Luiz Carlos Guimarães...



quinta-feira, agosto 19, 2010

JESUS APROXIMOU-SE DA TERRA EM LUZ




Jesus aproximou-se da Terra em Luz - Ivone A Pereira

A força do amor

O encerramento do 3º Congresso Espírita Brasileiro, na visão dos Espíritos,
relatado por Yvonne A. Pereira.



Amigos e irmãos, abraço-os fervorosamente.

            Nesta oportunidade desejo compartilhar com os companheiros um fato relacionado ao suicídio que resultou numa serie de ações, desenvolvidas ao longo de 18 meses, aproximadamente, mas cujo desfecho superou todas as expectativas, mesmo as inimagináveis.
            As regiões de sofrimento onde vivem os suicidas, de todas as categorias, são inúmeras e vastas nos planos do Espírito. Brotam de um dia para outro, pois os excessos da Humanidade têm reduzido o tempo de reencarnação para um numero significativo de pessoas. Os atentados contra a manutenção da saúde física, mental e psicológica atingem cifras realmente assustadoras.
A campanha Em Defesa da Vida, conduzida pelos espíritas, é ação que ameniza a situação. Mas algo mais intenso e abrangente, que envolva a sociedade, urge ser desenvolvido.
Assim, passamos ao nosso relato.
Localizamos em determinado nicho, em nosso plano, uma comunidade de suicidas vivendo em situação precária, em todos os aspectos. Chamava a nossa atenção que tal reduto de dor nunca reduzia de tamanho. Ao contrario, contabilizávamos um número crescente, dia após dia. Procurando analisar a problemática por todos os seus ângulos, verificamos que no local, incrustado em espaço de difícil acesso, existia uma espécie de ?escola? ? se este é o nome que se pode utilizar ? cujos integrantes se especializaram em indução ao suicídio; técnicas, recursos e equipamentos sofisticados eram desenvolvidos para que encarnados cometessem suicídio.
O suicida era, então, conduzido à instituição e, sob tortura, a alma sofredora fornecia elementos mentais que serviam de alimentos à manutenção de diferentes desarmonias que conduzem o homem ao desespero.
Fomos surpreendidos pela existência de tal organização e estarrecidos diante do fato, de como a alienação, associada à maldade, pode desestruturar o ser humano.
Após tomar conhecimento dos detalhes, um plano de trabalho foi definido, depois que um mensageiro de elevada região veio até nós.
Durante algum tempo pelejamos para sermos adequadamente preparados, inclusive aprendendo a liberar vibrações mais sublimadas, a fim de fornecer a matéria mental e sentimentos puros que pudessem erguer um campo de força energético ao redor do local.
Almas devotadas estiveram conosco permanentemente, instruindo-nos, fortificando-nos e nos revelando a excelsitude do amor. Entretanto, era preciso fazer algo mais. Desfazer a organização não representaria, em princípio, maiores problemas; o desafio seria convencer os instrutores a não fazer mais aquele tipo de maldade. Várias tentativas foram envidadas, neste sentido.
Orientadores esclarecidos da Vida Maior foram rejeitados e até ridicularizados.
Nada conseguíamos com os dirigentes daquela instituição, voltada para a prática do suicídio.
Mas a vitória chegou, gloriosa, no final da tarde do domingo ultimo, [1] quando, convidados a participar do encerramento do Congresso, aqueles dirigentes presenciaram a luminosidade do amor. Conseguiram, finalmente, ver o significado da vida, a sua importância e fundamentos.
Foram momentos de grande emoção que envolveu a todos nós, quando uma nesga de luz desceu sobre os encarnados e desencarnados no exato instante em que todos, em ambos os planos da vida, se deram as mãos e cantaram a música em prol da paz.
A nesga de luz se alargou, cresceu, envolveu a todos. A força do amor jorrou plena e, em sublime explosão, rompeu o ar, circulou sobre a cabeça de todos, espalhou-se como poderosa onda para além do recinto, ganhando a cidade.
Brasília se nimbou de luz, no ar, no solo, nas águas. À nossa visão estupefata e maravilhada parecia que uma nova estrela estava surgindo. Os seres da Criação, vegetais, animais e hominais, os elementos inertes, rochas e minerais, as construções humanas, prédios, edifícios, avenidas, bancos, repartições públicas e privadas, residências, tudo, enfim, foi banhado por luz pura e cristalina que jorrava do Alto.
Célere, a bela luminosidade espalhou do coração da Pátria para todos os recantos do Brasil, das Américas, da Europa, África, mais além, no Extremo e Médio Oriente, atingindo todos os continentes, países e cidades.
Alcançou os pólos do Planeta, girou, em bailado sublime, por breves minutos ao redor da Terra e se prolongou mais além, em direção ao infinito.

Jesus tinha se aproximado do Planeta, em brevíssima visita de luz, amor
e compaixão.

Jamais presenciei tanta beleza e tanta paz!

Com afeto.

Yvonne Pereira




(Mensagem psicográfica recebida por Marta Antunes de Moura, na Federação

Espírita Brasileira, em Brasília, no dia 22 de abril de 2010).



[1] Domingo, 18 de abril de 2010: dia do encerramento do 3º Congresso Espírita Brasileiro. Todos os presentes cantavam, emocionados, a música pela paz.

segunda-feira, agosto 16, 2010

ENTREVISTA COM NAZARENO FEITOSA EM JALES/SP


A U.S.E Intermunicipal de Jales novamente promoveu mais um final de semana repleto de atividades na região. Desta vez foi a jornada doutrinária com o expositor Nazareno Feitosa da cidade de Brasilia/DF, que se iniciou na sexta (13) com a palestra “Jesus, o Maior Psicólogo do Mundo no C.E. Adolfo Bezerra de Menezes em Jales. No sábado (14) desenvolveu seminário sobre Depressão no Grupo Espírita Maria Dolores e a noite no C.E. Fé, Amor e Caridade da cidade de Palmeira D´Oeste a palestra “Perdão:
Liberte-se da Mágoa e Seja Feliz”.

Seminário em São Francisco


No domingo de manhã estive no Seminário: As dificuldades da convivência em Família e a noite encerrou com a palestra Casamento, Divórcio e Lesões Afetivas no G.E. Maria Dolores de Jales que estava com grande público prestigiando este ótimo e jovem expositor espírita natural da cidade de Fortaleza/CE.

Público no Mado



Nazareno é Assessor de Divulgação da FEDF – Federação Espírita do Distrito Federal, sendo a primeira vez que esteve em nossa região. Muito comunicativo e bem humorado, trouxe a mensagem pura do Evangelho de Jesus e os ensinamentos de Kardec de forma clara e objetiva.

Entrevista com Nazareno


Ontem gravamos uma entrevista com Nazareno, respondendo perguntas formuladas pelos membros da Rede Amigo Espírita www.amigoespirita.ning.com, abordando a depressão, síndrome do pânico, doença e cura, corrupção, emoções e bloqueios de personalidade, etc. Confira o vídeo.


Confira o seminário "Depressão" e a palestra "Casamento, Divórcio e Lesões afetivas" na Rede Amigo Espírita, acesse www.amigoespirita.ning.com

domingo, agosto 08, 2010

PAIS

Pais


"E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." - Paulo. (EFÉSIOS, 6:4.)


Assumir compromissos na paternidade e na maternidade constitui engrandecimento do espírito, sempre que o homem e a mulher lhes compreendam o caráter divino.

Infelizmente, o Planeta ainda apresenta enorme percentagem de criaturas malavisadas relativamente a esses sublimes atributos.

Grande número de homens e mulheres procura prazeres envenenados nesse particular. Os que se localizam, contudo, na perseguição à fantasia ruinosa, vivem ainda longe das verdadeiras noções de humanidade e devem ser colocados à margem de qualquer apreciação.

Urge reconhecer, aliás, que o Evangelho não fala aos embriões da espiritualidade, mas às inteligências e corações que já se mostram suscetíveis de receber-lhe o concurso.

Os pais do mundo, admitidos às assembléias de Jesus, precisam compreender a complexidade e grandeza do trabalho que lhes assiste. É natural que se interessem pelo mundo,pelos acontecimentos vulgares, todavia, é imprescindível não perder de vista que o lar é o mundo essencial, onde se deve atender aos desígnios divinos, no tocante aos serviços mais importantes que lhes foram conferidos. Os filhos são as obras preciosas que o Senhor lhes confia às mãos, solicitando-lhes cooperação amorosa e eficiente.

Receber encargos desse teor é alcançar nobres títulos de confiança. Por isso, criar os filhinhos e aperfeiçoá-los não é serviço tão fácil.

A maioria dos pais humanos vivem desviados, através de vários modos, seja nos excessos de ternura ou na demasia de exigência, mas à luz do Evangelho caminharão todos no rumo da era nova, compreendendo que, se para ser pai ou mãe são necessários profundos dotes de amor, à frente dessas qualidades deve brilhar o divino dom do equilíbrio.


Livro: Vinha de Luz
Emmanuel & Francisco Cândido Xavier

domingo, agosto 01, 2010

Grupo Espírita "Maria de Nazaré" completa 28 anos

     
      O Grupo Espírita "Maria de Nazaré", foi fundado em 24/08/1982, em Votuporanga (SP), com o propósito fundamental de divulgar a Doutrina Espírita e desenvolver tarefas assistenciais visando o bem-estar das famílias carentes da comunidade e o aprendizado espírita com base nos preceitos de Allan Kardec.
     No dia 31 de julho estive em visita e registramos alguns momentos do Evangelho que acontece todo sábado a 28 anos e sob a direção de Divaldinho Mattos. Durante o Evangelho as crianças da comunidade encontram-se em 11 salas de evangelização. Após o Evangelho foi aplicado passes e distribuido refeições para todos, cerca de 500 pessoas entre crianças e adultos.