sábado, janeiro 30, 2010

Artigo: A Resposta de Chico


 Wellington Balbo
Bauru/SP

Sexo antes do casamento.

     Certa vez alguém perguntou à inesquecível figura de Chico Xavier:
     Chico, sexo antes do casamento é permitido?
     O médium, com sua peculiar mineirice, respondeu:
     Tudo é permitido, porém, sem amor nada vale a pena, nem sexo nem casamento.
    A resposta de Chico é colossal, abrangente pode ser aplicada tranqüilamente em nossa vida nos mais variados assuntos.
    Aliás, a resposta de Chico cabe perfeitamente aos pais cujo objetivo de vida principal se resume em galgar degraus na careira profissional, conquistando pontos com a sociedade, mas perdendo pontos com a família e negligenciando deveres fundamentais pertinente à educação dos filhos.
    Ora, a atividade profissional e a dedicação do indivíduo a ela é fundamental, porquanto, lembrando Maslow, trabalho, a depender do ponto de vista, enquadra-se dentro das necessidades básicas da criatura humana. Sem o dividendo advindo dos labores de nossa profissão, como manter família, ou vulgarmente dizendo: Como trazer o pão de cada dia ao lar.   E a alimentação é uma necessidade básica de todos. Por isso, afirmamos a importância da dedicação do profissional aos labores profissionais, contudo, sem exageros.
     A propósito, interessante lembrar que as intensas vontades de consumir superestimadas pelas propagandas, pelo marketing e pela mídia de forma geral, ajudaram a construir os workaholics, as pessoas viciadas em trabalho.
     Acrescente-se a isso o intenso clima de competição vigente no mundo atual e, pronto. Está formado o cenário perfeito para os malucos modernos! Viciados em trabalho, alucinados por competir, insaciáveis para mostrar suas qualidades, ou melhor, suas conquistas no âmbito puramente material aos seus colegas, ou melhor dizendo, rivais.
     Logo, com todos esses afazeres, naturalmente a família e os filhos são negligenciados.      Com valores esquecidos e a educação dos filhos relegada a terceiros, quartos e quintos, a desorganização instala-se em toda a sociedade.
     Sem valores como respeito, companheirismo, amizade e, principalmente amor ao próximo, a violência em suas mais variadas vertentes - como o sentimento de posse, cobranças descabidas, pressões psicológicas e abusos de autoridade - infiltra-se na sociedade, trazendo consigo a desconfiança, o medo, as aflições e angústias que caracterizam criaturas perdidas, sem objetivos mais ousados no campo de seu desenvolvimento como seres humanos.
     Em conversa com uma de minhas professoras tomei nota de uma pesquisa elaborada por ela e realizada com crianças de 8 a 15 anos matriculadas no ensino público e privado. Umas das perguntas da pesquisa:
     Trabalhar é legal? Justifique.
     Oitenta por cento das respostas dos alunos fez corar, porque afirmavam que trabalhar não é legal, ocupa muito tempo, não deixando espaço para os filhos. Veja, caro leitor, a mensagem que os pais estão transmitindo aos seus filhos é negativa. O garoto quer o pai ao seu lado, soltando pipa, brincando de carrinho, contando histórias, sendo criança com ele, mas repreendendo na hora certa, ensinando, instruindo, orientando...
Importante, pois, refletir no que estamos ofertando aos nossos familiares e filhos. Será que queremos vê-los crescer e considerar natural ser, por exemplo, um workaholic?
     Será que queremos instalar nos pequenos corações de nossos filhos a idéia de que o trabalho se resume apenas à atividade profissional, e é algo chato, que ocupa tempo e desagrega a família?
     Por isso, lembrando o inesquecível Chico, pode-se afirmar que, sem amor nada vale a pena, nem mesmo trabalhar.


Wellington Balbo é autor do livro "Lições da História Humana", síntese biográfica de vultos da História, à luz do pensamento espírita, palestrante e dirigente espírita no Centro Espírita Joana D´Arc, em Bauru.

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Produtores comentam filme Nosso Lar em visita a FEB

     Já está sendo filmado "Nosso Lar", pela Fox Filmes, o roteiro é baseado na obra mediúnica de André Luiz psicografado por Chico Xavier, com Renato Prieto representando André Luiz. Um filme que com certeza, marcará o cenário cinematográfico brasileiro. 





     Neste vídeo, Luiz Augusto de Queiroz e Iafa Britz, produtores do filme Nosso Lar que estréia dia 03 de setembro de 2010 são recebidos na FEB pelo presidente Nestor Masotti. Por oportunidade comentam o momento que envolve o projeto do filme. No início, Nestor Masotti expõe sobre o lanche que envolve os trabalhadores da FEB.

Reencarnação para criança - Maurício de Souza

A reencarnação observada através dos personagens de maurício de Souza, a Turma da Mônica, sob um prisma bem humorado e verdadeiro.

Chico Xavier - O filme

Um médium pode salvar o cinema nacional

Com “Lula, o filho do Brasil” patinando num número de espectadores aquém do previsto, as esperanças do cinema nacional se voltam para o dia 2 de abril, Sexta-feira da Paixão, data em que se celebra o centenário de nascimento de Chico Xavier, mais famoso médium do Brasil, autor de 402 livros que venderam mais de 20 milhões de exemplares.
É que nesse dia estreia em 270 salas de todo o país “Chico Xavier, o filme”, de Daniel Filho. No papel de Chico, três atores se revezam: Nelson Xavier, Ângelo Antônio e o menino Matheus Costa. Uma dezena de globais — entre os quais Tony Ramos, Letícia Sabatella e Giovanna Antonelli — está também no elenco.
O filme deve ter uma plateia cativa de 2,3 milhões de brasileiros que, segundo o IBGE, declararam-se espíritas. “Mas os processos de dupla filiação religiosa são comuns no Brasil, e nem sempre os censos conseguem captar tal realidade”, diz o professor Faustino Teixeira, da Universidade Federal de Juiz de Fora. “O brasileiro é povoado por espíritos, almas e orixás.” Pesquisas mostram que um em cada dois católicos acreditam na reencarnação.
Ano passado, uma produção cearense mais modesta, “Bezerra de Menezes: o diário de um espírito”, de Glauber Filho (nenhum parentesco com o grande diretor baiano) e Joe Pimentel, atraiu, só com 45 cópias, 503 mil espectadores.
Ainda nas comemorações do centenário de Chico Xavier, estão previstos mais quatro filmes: “As mães de Chico”, da mesma equipe que fez “Bezerra de Menezes”; “Nosso lar”, de Wagner Assis; “E a vida continua”, de Paulo Figueiredo; e o documentário “As cartas”, de Cristiana Grumbach.
Aliás, para mostrar que o brasileiro costuma ter apreço por mais de uma religião, Faustino Teixeira sempre cita uma passagem do livro “Grande sertão: veredas”, de Guimarães Rosa: “Muita religião, seu moço! Eu cá não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio... Uma só para mim é pouca, talvez não me chegue (...) Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca.” Mas aí é outra história.


Fonte: Jornal O Globo - Coluna Ancelmo Gois



TRAILER OFICIAL




ENTREVISTA COM O DIRETOR DANIEL FILHO E ATORES DO FILME CHICO XAVIER


FOTOS DO FILME CHICO XAVIER



Evangelho na Canção e lançamento de livro em Sud Menucci/SP



    Aconteceu na noite de terça-feira (26/01) no Centro Espírita André Luiz da cidade Sud Mennucci/SP, o Evangelho em Canção que é uma apresentação em parceria de Sebastião Miguel de Lima e José Roberto de Oliveira, ambos da cidade de São Bernardo do Campo. 

    Este trabalho já esta em seu 2º CD, trata-se de palestra com Sebastião e apresentações musicais de José Roberto, que estiveram em diversas cidades, entre elas Três Lagoas, Pereira Barreto, Ilha Solteira, etc.   Nesta oportunidade esteve presente em parceria com José Roberto, a sua esposa Elma Eunice que cantaram muito bem, agradando e emocionando a todos os presentes.  Sebastião sempre fazendo referencia das músicas com temas do Evangelho Segundo o Espiritismo esteve autografando seu segundo livro, lançado a pouca mais de um mês,  “"Existe Algo Além" pela Mythos Editora. O evento foi uma realização da USE Regional de Ilha Solteira.







Dra. Jacira Jacinto lança livro " Criminalidade: Educar ou Punir?



Aconteceu na noite de ontem (25/01) na Associação Espírita Chico Xavier na cidade de Jales/SP a palestra "Criminalidade: Educar ou Punir?" com a Dra. Jacira Jacinto da Silva, Juiza de Direito em Bragança Paulista. O tema da palestra foi o título do lançamento de seu livro, o qual reflete bastante sobre as causas da violência e do crime, estudando o criminoso, buscando algumas fontes e alguns estudiosos que trataram da pessoa do criminoso, das mais diversas formas, desde Lombroso e outros, mas sempre mostrando o criminoso como um ser imortal, ou seja pela perspectiva da reencarnação.

De forma bem clara e objetiva Jacira colocou em sua exposição as questões do "EU", falou sobre o crime, da responsabilidade, os fundamentos da pena, o papel da impunidade e o que pode ser feito para melhorar, mas sempre na realidade brasileira. Disse ainda que nós não nos preocupamos com as coisas ruins que acontecem, mesmo que seja ao nosso lado, a gente se comove quando acontece conosco e com nossos familiares, suportamos as consequências, mas sem ter a coragem de refletir sobre isso e que temos que compreender o quanto todos nós somos responsáveis e que temos que ter uma indignação consciente com o envolvimento de jovens com o crime, temos que acreditar na mudança. Concluiu que temos que fazer prevenção da criminalidade através da educação, despertando para a vida comunitária e educando as crianças da periferia, enfim que a nossa posição como espiritas é "Educar para não Punir".

Aperte o play para assistir a palestra completa





terça-feira, janeiro 26, 2010

Programa Transição nº 69 - O Mundo de Regeneração


Editei o Programa Transição nº 69 que foi transmitido no último domingo (24/01) pela Rede TV e colocamos em 3 partes. O entrevistado foi o médium e escritor André Luiz Ruiz e o tema foi "O Mundo de Regeneração" onde foi abordado O que a Doutrina Espírita pode dizer a respeito do fim dos tempos, quando ocorrerá a transição de planeta de provas e expiações para o de regeneração?




Mensagem de Bezerra de Menezes através de Divaldo Pereira Franco


Caros amigos, editei trecho final de uma palestra do médium Divaldo Pereira Franco, onde recebe mensagem psicofônica do espírito de Dr. Bezerra de Menezes, ressaltando a necessidade da oração em nossas vidas. Realmente emocionante e desperta a nossa responsabilidade perante a vida e as coisas do Espírito.

Artigo - Por que Adoecemos?

POR QUE ADOECEMOS?

 Orson Peter Carra é Escritor e orador espírita. 
Consultor Editorial residente em Matão/SP

Esse questionamento tem chamado muito a atenção nos tempos atuais. Há uma preocupação peculiar com a saúde, que hoje já tem um conceito bastante ampliado e não restrito apenas aos órgãos e células, mas igualmente abrangente para as
questões emocionais e psicológicas e de relacionamento.
            Afinal, seria o caso de perguntarmos:
a) De dois homens da mesma idade que sofrem ataques cardíacos, por que o homem solteiro e deprimido tem maior probabilidade de falecer da doença cardíaca do que o homem que é casado e não está deprimido?
b) Se uma mulher sofre de artrite reumatóide, por que o quadro se mantém relativamente estável quando sua vida está tranquila, mas se agrava quando tem conflitos com um filho?
c) Por que pessoas com pouco poder de decisão no emprego sofrem mais ataques cardíacos e desordens intestinais que seus superiores hierárquicos na empresa?
d) E por que o isolamento social é tão prejudicial à saúde quanto o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo?

            Claro que o assunto não se restringe apenas às questões propostas. Elas aí estão apenas como exemplos. O assunto é inesgotável e abrange muitos fatores. Entre eles estão o envelhecimento natural, inevitável, as enfermidades trazidas
na bagagem e aquelas adquiridas pelos vícios de toda espécie.
            O que se deseja enfatizar aqui é que as emoções influem decisivamente na saúde física. O que pensamos, os sentimentos que alimentamos influem diretamente na saúde ou na eclosão de doenças.
            Daí pensar que não vale a pena alimentar-se de rancor, de ódio, de vingança. Guardar mágoas, ficar sentindo inveja ou ciúme só servem para destruir ou danificar as células, comprometendo o equilíbrio orgânico. A melhor postura
para se ter boa saúde é alimentar pensamentos saudáveis, alegrar-se com o
dinamismo da própria vida e trabalhar incessantemente pelo próprio crescimento
e, óbvio, aplicarmo-nos igualmente ao bem coletivo em ações humanitárias e
construtivas.
            Em síntese, podemos resumir sem medo: amar! Amar a si mesmo, amar a Deus, confiar na vida, amar o semelhante, continuar trabalhando. Eis o segredo!
            O assunto é amplo, envolve múltiplas questões. O objetivo aqui é destacar a importância da alegria, do otimismo e citar o mais poderoso antibiótico que se pode usar no tratamento das doenças. Ele não tem custo financeiro, não tem
efeitos colaterais e só pede o sacrifício do orgulho e do egoísmo. É o perdão!
            Tenho abordado o assunto em palestras, com ampla repercussão. É que as recomendações de Jesus à humanidade constituem o mais poderoso medicamento para nossas enfermidades, pois afinal somos os próprios autores de nossas doenças,
tragédias e sofrimentos. O Evangelho é o maior e melhor compêndio de saúde já
apresentado à Humanidade. Dele derivam ensinos que preservam a saúde e trazem a
felicidade. A conquista dessa sonhada felicidade e da saúde plena é o uso e
prática desse autêntico manual de relacionamento.
            Não tenhamos medo nem receio de adotá-lo em nossa própria vida. A síntese dele é apenas respeitar a vida, respeitar a nós mesmos e entender que o próximo tem os mesmos direitos que tanto reclamamos para nós mesmos!

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Manual de Apoio ao Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita



Foi realizada na manhã de domingo 17/01/2010, nas dependências da Use Intermunicipal de Araçatuba, a primeira reunião ordinária do ano onde foram tratados diversos e importantes assuntos, dentre os quais: fechamento da programação do Centenário de Nascimento de Chico Xavier, recadastramento dos oradores da lista da Use Intermunicipal, Clube do Livro Espírita, Encontro do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) que acontecerá com Júlia Nezu em 07/3/2010, entre outros assuntos. Esteve presente à reunião Aylton Paiva, da cidade de Lins, SP, que é o Diretor do Departamento de Assistência e Promoção Social da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Aylton, que esteve acompanhado da esposa Maria Eny Rossetini Paiva.




Aylton prestou informações aos presentes sobre o Manual de Apoio ao Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita. As USEs Intermunicipal e Regional de Araçatuba irão dividir o Manual em 3 blocos e convidar oradores da região para trabalhar os assuntos com participação de todas as casas espíritas da região. Estive participando da reunião juntamente com diversos dirigentes dos Centros Espíritas de Araçatuba, bem como Sirlei Nogueira presidente da Use Regional de Araçatuba.

Entrevista com Divaldo Pereira Franco

Entrevista com Divaldo Pereira Franco para a Rede Amigo Espírita realizada na cidade de Jales/SP, logo após sua palestra

1. O difícil momento vivido pela humanidade está a solicitar uma postura coerente com o que já conhecemos do Evangelho de Jesus. Por que sentimos tanta dificuldade na vivência prática do amor?,

A criatura humana imantada aos vícios ancestrais considera um desafio qualquer tipo de mudança, especialmente as mudanças radicais e profundas do caráter. Por esta razão Jesus Cristo asseverou que é necessário morrer o homem velho, para nascer o homem novo. Esse renascimento é de natureza moral, espiritual.

Allan Kardec por sua vez, considerou que o verdadeiro espirita é aquele que empreenda a tarefa de ser hoje o melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje, lutando sempre contra as más inclinações.

Então natural, que de começo tudo isto constitua um desafio. E que este desafio nos iremos transformar em um hábito, até que o hábito se transforme em um costume que incorporaremos em nossa vida.

2. Há muita carência e angústia no mundo, apesar de todos os motivos de vivermos com alegria e otimismo. Por que o ser humano tende tanto para o lado negativo e difícil das situações?

O nosso processo antroposocio psicológico vem sendo um instinto para a razão.. somente a 10 mil anos é que adquirimos a consciência do si da nossa realidade. É natural que ajamos mais pelo instinto do que ajamos pela razão. É inevitável que essa tendência que esta arraigada na nossa consciência expresse-se pelo medo, a violência, com sentimentos generativos que nós iremos substituindo a pouco a pouco pelo sentimento da amizade, da fraternidade e do amor

3. Divaldo em relação a gripe suína, finais dos tempos, os efeitos da mulher fora do lar, que tipo de espíritos estarão reencarnando neste período de transição e quando se dará o início ao Mundo de Regeneração?

O mundo de Regeneração já começou, ocorre que não será de um momento para o outro. É uma transição muito longa. As criaturas normalmente acostumam-se a visão apocalíptica, a tragédia, o pavor. Mas não será este mundo físico, será um mundo moral. As transformações lentas, e nós estamos acompanhando em todos os seguimentos da sociedade.

4. Felizmente vemos o movimento espírita trabalhando bastante em favor do equilíbrio e da serenidade humana. O que podemos acrescentar ao nosso movimento espírita para torná-lo ainda mais eficiente na divulgação e vivência espírita?

Fidelidade a Jesus e a Allan Kardec. É uma época de modismos, de novidades sedutoras, em que mesmo os convidados podem ser atraídos para os desvios. Allan Kardec nos advertiu muito a respeito dos falsos profetas, inclusive os da erraticidade. Que nós sejamos fieis aos postulados doutrinários, que estaremos contribuindo para a fidelidade maior da divulgação, pelos exemplos, porque a humanidade esta cansada de palavras.

5. Como lidar serenamente com as críticas muitas vezes injustas que nos fazem?? Como seguir trabalhando com Jesus sem sentir-se envolvido pelas trevas?

De maneira muito fácil. Quando nós recebemos uma luz, somos o primeiro a ficar modificados, mas quando acendemos uma luz íntima então nós nos geramos uma sombra. Enquanto que a luz de fora produz sombra interior. A critica deve ser levada como um instrumento para avaliarmos o nosso trabalho. Há muitas criticas justas, que nos ajudam a reconhecer o nosso erro, a melhorar de conduta iria ser muito louvável, mas se a critica é injusta, não devemos dar valor, porque desta forma ela tomaria um caráter de realidade. Então antigamente a psicologia dizia: existe um observador e o observado. Agora a física diz: só há o observador. O observador que é observado pela observação do observo. Então quando alguém for injusto para comigo, eu confesso que não me incomodo, porque é inevitável, todos nós temos inimigos, o importante é não ser inimigo de ninguém.

6. Divaldo, com o crescimento do mercado editorial houve uma proliferação de obras que se dizem espíritas, no entanto, trazem em seu seio equívocos doutrinários. Como separar o joio do trigo, ou seja, de que forma estabelecer um critério eficaz para que o leitor tenha uma fonte segura do conhecimento espírita? E como a espiritualidade maior tem visto os livros que estão sendo editados dando destaque às trevas?

Os bons espíritos louvam tudo que é positivo e nobre. Nós deveremos não considerar como negativos, porque o fato de estarem divulgando o bem já é positivo. Mas a pessoa que começa o estudo da Doutrina pela codificação possui os instrumentos hábeis para distinguir a impostura da verdade, a mistificação e o que é legitimo. Não nos preocupemos, porque todo modismo cai e toda Doutrina que apavora tem um curso muito rápido. A nossa mensagem é de esperança, de paz e de iluminação. Esta previsto que naturalmente os aventureiros se encarregariam de criar embaraços, porque não tendo compromisso com a verdade, naturalmente que a pessoa que tem interesse em criar condições para as suas vantagens materiais e nisto peca pela sua própria paz.

Agradecemos a generosidade das perguntas e formulamos votos de muita paz para os nossos queridos telespectadores.

Vale a pena amar. Seja você quem ama, porquanto amando você estará em paz e estando em paz o mundo é melhor. Muita paz!!

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Isto não é Espiritismo - Jose Raul Teixeira

Trecho de Programa Espirita produzido pela TVCEI (www.tvcei.com) Raul Teixeira fala sobre a valorização do jovem e sua participação no Centro Espírita.